quarta-feira, 07 de outubro de 2026
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
BE News
  • Editorias
    • Nacional
    • Região Norte
    • Região Nordeste
    • Região Centro-Oeste
    • Região Sudeste
    • Região Sul
    • Internacional
    • Portugal
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Colunas
    • HUB
    • BE Job
    • Mundo Corporativo
    • tecnologia & inovação
    • Espaço Abtra
    • Estilo BE
    • Vitrine
  • Opiniões
Olá,
Jornal BE News - Edição de Hoje

Região Sudeste

São Paulo inaugura novo pórtico de pedágio free flow

2 de November de 2024 às 8:19
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

EcoNoroeste avança com tecnologia de cobrança automática na SP-333, com descontos e prazo estendido para pagamento

A concessionária EcoNoroeste inaugurou na sexta-feira (1º) o segundo pórtico de pedágio eletrônico free flow do estado de São Paulo, localizado no km 110 da Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal. O primeiro pórtico free flow foi ativado em setembro, no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis.

Parte do programa Siga Fácil SP, essa tecnologia de pedágio eletrônico visa melhorar o fluxo de tráfego e reduzir congestionamentos nas rodovias paulistas. O sistema já é amplamente utilizado em países como Noruega, Portugal e Estados Unidos e está sendo implementado gradualmente no Brasil.

A instalação e operação dos pórticos são estipuladas pelo contrato entre a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o Governo de São Paulo e a concessionária, que administra 442,1 km de rodovias. Esse contrato prevê a substituição progressiva das praças de pedágio físicas por pórticos de cobrança, com a meta de conclusão até o sétimo ano de concessão. O modelo de cobrança eletrônica também está programado para outras rodovias, como o Rodoanel Norte, Lote Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana.

O Governo de São Paulo anunciou que o prazo para pagamento dos pedágios eletrônicos, incluindo o free flow, passou de 15 para 30 dias, conforme novas regras aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para veículos sem tag de cobrança automática, a identificação será feita pelas câmeras do pórtico, que emitem uma guia de pagamento pelos canais da concessionária. Contudo, a opção de pagamento diretamente pela Carteira Nacional de Trânsito (CDT) ainda não está disponível.

O Desconto de Usuário Frequente (DUF), exclusivo para veículos de passeio, entra em vigor a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico no mesmo sentido e mês, com reduções progressivas que variam de 5% a 96%. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto é fixo até o fim do mês. O Desconto Básico da Tarifa (DBT), de 5%, é válido para todos os veículos, comerciais ou de passeio, incluindo reboques e semirreboques, exceto no trecho da concessionária Tamoios, onde não há desconto ou cobrança por quilômetro rodado.

Caso a tarifa não seja paga, a ação será classificada como evasão e considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeitando o motorista a uma multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Compartilhe:
TAGS Free Flow pórtico São Paulo
Baixe nosso aplicativo!
Disponível no Google Play Disponível na Apple Store
Código de Compliance Política de Privacidade Termos de Uso
BE News
Instagram
Facebook
Linkedin
Youtube
Telegram
© 2025 BE News | O conteúdo do Portal BE News é protegido por lei. Qualquer reprodução (total ou parcial), sem a prévia autorização, é proibida.
Desenvolvido por: Logo Mosten