terça-feira, 06 de outubro de 2026
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Luiz Dias Guimarães

Clique para ver mais

Articulista

Cidades loucas

“A loucura não tem limites para cidades assim, como Chongqing, que provoca o labirinto do GPS com seu intrincado urbanismo a desafiar as três dimensões urbanas. Metrôs atravessam prédios nas alturas e intrincados viadutos parecem novelo de lã. Enquanto a maioria das cidades valoriza os rooftops dos edifícios como bares, essa cidade louca chinesa sobrepõe praças, ruas e estacionamentos, e nunca se sabe em que andar se está, no térreo ou no décimo segundo andar, e tudo depende de por qual lado da quadra se adentrou nessa miscelânea de concretos, vidros e jardins”

Adoro cidades loucas, todas elas. A loucura tem várias naturezas e as que eu gosto não são as que invadem as madrugadas com baladas alucinógenas e insanas. Gosto das cidades loucas de imaginação e ousadia, daquelas que não se contentam em ser o abrigo da vida, e que se fazem atraentes como uma mulher inteligente para conquistar.

Gosto dessas cidades loucas ou porque têm histórias ou porque inventam sabores a deliciar os lábios dos aeroportos. São cidades que valorizam o que têm, e se não têm, criam na loucura dos idealizadores que as habitam, ou ainda que são chamados a criar.

Algumas são quadros antigos, renascentistas, até medievais, expostos em galerias para viajar no tempo. Outras são terras perdidas que compartilham a natureza com a inspiração dos grilos e a aventura.

Mas há cidades distópicas, aquelas que, com rebeldia, transgridem os limites da imaginação e não se contentam em apaziguar os dias dos que nelas habitam. Lugares que viajam no futuro para brotar comodidades e emoção.

Para todas essas não há limites, e às vezes partem de decisões coletivas ou da insanidade criativa de alguém. Barcelona, por exemplo, que um dia teve sua planta desenhada como a trama de um tecido com o rigor catalão de não parar e teve o delírio de Gaudi, teve Miró, e juntou as cores num caleidoscópio nas telas e nas ruas. Uma capital do turismo, que ,de tanto sucesso, já não quer mais gente a delirar nas ramblas que se espraiam de Monte Serrat ao Mediterrâneo.

Por vezes rincões de deserto e miragens se transformam em alucinadas ilhas paradisíacas contrastando com torres a cutucarem o céu com petrodólares. Dubai criou até a natureza, com suas ilhas de palmeiras e ostentação.

Ninguém mais, porém, ostenta tanto quanto Mônaco, que fez da monárquica riqueza a passarela da fama olimpiana e inalcançável . Nenhuma cidade teve tanta pressa de progredir quanto Singapura, quanto Shangai.

O dinheiro fabrica sonhos coletivos quando se tem determinação e falta pudor para tanta ousadia. Se o futuro está à frente, não há porque não  trazê-lo para o presente. Os chineses sabem o caminho. Shenzhen é hoje a referência desse tempo que o resto do mundo ainda não alcançou. Smart city, é habitada por humanos e robôs, que assumem tantas tarefas pelas ruas e liberam sua gente para usufruir o conforto da vida.

A loucura não tem limites para cidades assim, como Chongqing, que provoca o labirinto do GPS com seu intrincado urbanismo a desafiar as três dimensões urbanas. Metrôs atravessam prédios nas alturas e intrincados viadutos parecem novelo de lã. Enquanto a maioria das cidades valorizam os rooftops dos edifícios como bares, essa cidade louca chinesa sobrepõe praças, ruas e estacionamentos, e nunca se sabe em que andar se está, no térreo ou no décimo segundo andar, e tudo depende de por qual lado da quadra se adentrou nessa miscelânea de concretos, vidros e jardins.

Algumas cidades exercitam sua criatividade para baixo. Algumas levando à descoberta de mundos soterrados nos séculos. Outras levando para baixo artérias de mobilidade e conforto, como Tóquio, onde debaixo de um edifício pode-se apanhar um metrô, um trem, ou ainda simplesmente fazer supermercado.

Ah, quantas cidades loucas há por aí. O que todas têm em comum é a imaginação e a ousadia, que as torna únicas a atrair para si a libertação dos sonhos e o delírio do prazer. Em turismo há de se ter uma premissa: se não existe o que atrair, cria-se algo, ainda que uma lenda.

Como a italiana Verona, hoje visitada por meio milhão de turistas todos os anos, aflitos a pedir a sorte do amor esfregando a mão no seio direito de Julieta de bronze, perto da casa dos Capeletos, que nunca existiram e portanto só viveram o trágico amor da jovem com Romeu na louca imaginação de Shakespeare.

Compartilhe:
TAGS

Leia também