terça-feira, 06 de outubro de 2026
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Candice La Terza

Clique para ver mais

Articulista

Crise é um teste de comunicação, não de coragem

Defendo há anos que o líder do século XXI precisa ser, antes de tudo, um comunicador. Não basta dominar indicadores e contratos. Em crise, ele precisa traduzir complexidade, oferecer direção emocional e dizer a verdade possível, mesmo quando ela incomoda. Nota protocolar não acalma comunidade, cliente nem colaborador. Clareza, sim.

Aprendi na prática que toda crise começa como um fato e termina como uma narrativa. O que separa uma coisa da outra é a comunicação, ou a falta dela. Já vi empresas tecnicamente competentes sangrarem sua reputação porque falaram mal, tarde demais ou falaram com aquele juridiquês que não convence nem quem escreveu.

Para mim, gestão de crise é gestão de sentido. A operação pode estar trabalhando noite adentro para conter o dano, mas se a mensagem não organiza o caos, o esforço vira fumaça. Comunicação não é departamento de apoio; é coluna vertebral da decisão. Quando o líder trata a palavra como detalhe, transforma acerto em erro público.

O momento mais perigoso nunca é o auge do problema. É o silêncio. Vácuo informativo é convite aberto para boato, versão maldosa e pânico desnecessário. Enquanto a empresa “alinha o discurso”, o mundo já construiu outro. E recuperar essa história custa caro, em dinheiro e em confiança.

No ambiente aéreo, no portuário, no logístico, onde atuo e que acompanho de perto, isso ganha escala brutal. Um acidente no cais, uma carga sensível retida, uma paralisação ou falha de segurança atravessam os oceanos e os céus em minutos. A cadeia inteira passa a depender da qualidade de uma única coisa: a capacidade do líder de explicar o que está acontecendo sem enrolação.

Defendo há anos que o líder do século XXI precisa ser, antes de tudo, um comunicador. Não basta dominar indicadores e contratos. Em crise, ele precisa traduzir complexidade, oferecer direção emocional e dizer a verdade possível, mesmo quando ela incomoda. Nota protocolar não acalma comunidade, cliente nem colaborador. Clareza, sim.

Preparar a empresa para crises é preparar pessoas para comunicar sob pressão. Treinar porta-vozes, combinar ritos, definir quem fala e com qual linguagem. E, principalmente, ensinar o time a pensar antes de reagir. Pressa sem método transforma incidente operacional em desastre reputacional.

Tenho convicção de que comunicação interna vem primeiro. Funcionário desinformado vira correspondente do caos. Se a equipe descobre pelos corredores o que deveria ouvir da liderança, a confiança racha, e confiança quebrada não se cola com release colorido.

Estaremos algum dia totalmente prontos para grandes crises? Não. O imprevisível sempre encontrará uma fresta. Mas é possível estar profissionalmente pronto para comunicar o imprevisível. Organizações maduras têm roteiro e, ao mesmo tempo, coragem para corrigir rota e admitir erro sem teatro.

Crise revela caráter corporativo. Se no cotidiano a conversa é torta, na tempestade vira gritaria. Se o diálogo é direto e respeitoso, a resposta tende a ser firme. Não há milagre: o padrão de hoje é o retrato de amanhã.

No fim, gestão de crise é um campeonato de credibilidade. Vence quem fala primeiro com responsabilidade, quem protege pessoas antes de marcas e quem entende que reputação não se defende com volume, mas com verdade organizada.

Sigo acreditando que líder que não sabe comunicar entrega o destino da empresa para o acaso. E acaso não paga salário, não segura cliente e não constrói história. Crise passa. A narrativa fica. Que história você quer assinar?

Compartilhe:
TAGS

Leia também