terça-feira, 06 de outubro de 2026
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Thiago Benito Robles

Clique para ver mais

Articulista

Identidade de gênero, reconhecimento e critérios

O que se busca não é a prevalência de uma identidade sobre outra, mas a preservação da dignidade da pessoa humana como valor central das relações sociais.

Recentemente, enquanto aguardava atendimento em um espaço público, presenciei uma conversa que rapidamente deixou de ser apenas um diálogo casual. O tom subiu, as vozes ganharam firmeza e, em poucos minutos, percebi que o que estava em jogo ali não era apenas opinião, mas a colisão entre duas formas diferentes de compreender identidade e políticas públicas.

De um lado, alguém defendia que, se a sociedade já reconhece a identidade íntima das pessoas em diversos aspectos da vida, seria natural que a autodeclaração bastasse também em outros campos. Do outro, surgia o argumento de que determinadas políticas, especialmente aquelas ligadas a ações afirmativas e cotas, não poderiam depender apenas da percepção individual, pois estariam vinculadas a critérios coletivos e a uma história social marcada por desigualdades específicas.

Não era uma discussão simples, nem superficial. Era, na verdade, a expressão cotidiana de uma tensão que atravessa o nosso tempo. Entre frases interrompidas e exemplos lançados quase como provas definitivas, ficou evidente que muitas das divergências ali nasciam menos de posições incompatíveis e mais da ausência de clareza sobre conceitos jurídicos que raramente são explicados fora dos ambientes especializados.

Saí dali com uma inquietação que não era sobre escolher lados, mas sobre compreender melhor as bases normativas que sustentam essas diferenças de tratamento. Afinal, quando falamos em identidade íntima, falamos de autonomia pessoal e da forma como cada indivíduo se reconhece no mundo. Quando falamos em ações afirmativas raciais, entramos em um campo que lida com reconhecimento social, desigualdade histórica e critérios institucionais construídos para produzir efeitos coletivos.

Talvez um dos pontos mais esquecidos nesse tipo de debate seja justamente a ideia de reconhecimento. Pessoas buscam ser vistas, compreendidas e respeitadas em suas trajetórias individuais. Esse reconhecimento acontece em diferentes níveis. Há o reconhecimento íntimo, ligado à forma como cada um constrói sua própria identidade. Há o reconhecimento jurídico, que transforma essa identidade em direitos e garantias. E há o reconhecimento social, que depende do olhar coletivo e das estruturas históricas que moldam a forma como determinados grupos são percebidos.

Vivemos um período em que as identidades se tornaram mais abertas, mais plurais e mais fluídas. A sociedade passou a valorizar os modos diversos de viver, e o direito brasileiro acompanhou parte desse movimento ao ampliar o espaço da autodeterminação em determinadas áreas. Em temas relacionados à identidade de gênero, por exemplo, o ordenamento jurídico avançou ao reconhecer que a palavra da pessoa possui centralidade na definição de sua própria identidade civil, refletindo a proteção constitucional da dignidade humana.

Entretanto, quando o debate se desloca para políticas públicas de natureza redistributiva, como as ações afirmativas raciais, a lógica jurídica muda de direção. A autodeclaração permanece relevante, mas não é suficiente por si só. Isso ocorre porque a finalidade dessas políticas não é apenas reconhecer identidades pessoais, mas enfrentar desigualdades estruturais historicamente verificáveis. Nesse contexto, o direito passa a considerar não apenas quem o indivíduo afirma ser, mas também como ele é percebido socialmente dentro de uma estrutura marcada por discriminações concretas.

É justamente essa diferença de finalidade que muitas vezes gera estranhamento. Para quem observa apenas o resultado, pode parecer incoerente que a mesma sociedade que valoriza a autodeterminação em alguns aspectos estabeleça critérios mais objetivos em outros. Mas, sob a perspectiva jurídica, trata-se de respostas institucionais a situações distintas. Em um caso, protege-se a autonomia individual. No outro, busca-se produzir justiça coletiva a partir de parâmetros que transcendam a experiência pessoal.

Até aqui, o debate parece girar em torno das escolhas do Estado e da forma como diferentes políticas públicas respondem à identidade. Mas há uma pergunta que ultrapassa o campo institucional e alcança a vida cotidiana. Se o direito constrói instrumentos distintos conforme a finalidade de cada política, como deve agir a sociedade privada nas relações diárias, longe das categorias formais que estruturam a atuação estatal?

É possível tratar com igualdade pessoas que vivem experiências identitárias diversas, seja no campo da identidade de gênero, seja nas questões raciais marcadas por desigualdades históricas profundas? A resposta, sob a perspectiva dos valores constitucionais que orientam a convivência social, parece evidente. Independentemente do enquadramento jurídico específico, todas essas experiências humanas encontram um ponto comum na necessidade de reconhecimento e respeito. Ao fim e ao cabo, o que se busca não é a prevalência de uma identidade sobre outra, mas a preservação da dignidade da pessoa humana como valor central das relações sociais.

Talvez seja justamente aí que o debate encontre um terreno mais sólido. Enquanto o Estado organiza políticas públicas a partir de finalidades específicas, a vida privada é chamada a operar com um princípio mais amplo e mais simples ao mesmo tempo. O reconhecimento da humanidade do outro, com suas trajetórias e pertencimentos, não depende da mesma engenharia normativa que estrutura ações afirmativas ou instrumentos administrativos. Depende, antes, de uma disposição coletiva para enxergar pessoas para além das categorias que o direito precisa criar para funcionar.

O desafio é que pessoas não vivem divididas em categorias estanques. A experiência humana é contínua, atravessada por contextos sociais que não se encaixam facilmente em modelos normativos. A sociedade se torna mais fluída, enquanto o direito ainda precisa trabalhar com critérios relativamente estáveis para garantir segurança jurídica e previsibilidade nas políticas públicas.

Talvez muitas discussões acaloradas nasçam exatamente dessa diferença de linguagem. O debate público costuma tratar identidade como experiência pessoal, enquanto o direito precisa enquadrá-la dentro de finalidades específicas. Quando essa distinção não é compreendida, surgem conflitos que poderiam ser substituídos por reflexões mais qualificadas.

A conversa que ouvi naquele espaço público revelou algo maior do que um desacordo pontual. Mostrou como estamos vivendo uma fase de transição em que a valorização das experiências individuais convive com a necessidade institucional de estabelecer critérios coletivos. Não se trata de negar identidades nem de rigidificar experiências humanas, mas de reconhecer que políticas públicas diferentes exigem fundamentos diferentes.

Talvez o maior desafio do nosso tempo seja aprender a conviver em uma sociedade em que as pessoas reivindicam, com cada vez mais clareza, o direito de viver de acordo com aquilo que sentem ser verdadeiro, enquanto as instituições procuram preservar parâmetros que garantam justiça social e equilíbrio coletivo. Entre identidade íntima e reconhecimento público, o direito brasileiro ainda parece estar construindo, passo a passo, as respostas que a própria sociedade passou a exigir.

Thiago Benito Robles escreve quinzenalmente para o BE News, com seus textos sendo publicados às quartas-feiras.  

Compartilhe:
TAGS

Leia também